quarta-feira, 24 de março de 2010

O Pasquim diz...

«Stewards não são intervenientes no jogo»
ACÓRDÃO DO CD EXPLICA REDUÇÃO DAS PENAS DE HULK E SAPUNARU

A exclusão dos assistentes de recinto desportivo da categoria de intervenientes no jogo esteve na base da decisão do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de reduzir as penas de Hulk e Sapunaru.

Segundo o acórdão do CJ, a exclusão dos stewards da categoria de intervenientes no jogo obrigou a equipará-los ao público e, dessa forma, reduzir as suspensões de Hulk e Sapunaru de quatro e seis meses, respetivamente, para três e quatro jogos.

"Afigura-se-nos que serão [intervenientes no jogo], além dos delegados dos clubes e demais pessoas que desempenham funções no quadro das equipas em confronto (treinadores, massagistas, médicos), o diretor de segurança, o diretor de campo e o delegado da Liga", indica o acórdão.

Para o CJ "estes são realmente os intervenientes onde não se incluem os ARD [assistentes de recinto desportivo]", pelo que "só resta a possibilidade" de os colocar ao mesmo nível ao público, apesar de reconhecer as limitações da equiparação.

"Não é muito líquido ou satisfatório o enquadramento, mas conduz a uma punição sem excesso (a injustiça do critério adotado pela CD é pela mesma reconhecido)", assinala o documento, em referência à decisão de primeira instância da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes.

A alteração do enquadramento dos assistentes de recinto desportivo levou o CJ a julgar as agressões de Hulk e Sapunaru ao abrigo do artigo 120 do regulamento disciplinar da Liga, cuja moldura penal é muito mais leve do que o 115, que serviu de base à decisão da Comissão Disciplinar.


in Record

Ora perante isto... polícias, bombeiros, organizadores da Liga e afins podem levar porrada à vontade que não são intervenientes no jogo. Levando assim apenas 2 ou 3 jogos de castigo.

A perspectiva é boa, sim senhor. Eu se fosse um desses intervenientes que não o são na realidade... pedia para me colocarem na folha de jogo, caso me acontecesse alguma coisa!

Resta agora saber se o tipo que tivesse agredido o stewart tivesse uma camisola encarnada esta redução de penas existia. (claro que não!).

Sem comentários:

Enviar um comentário