terça-feira, 30 de março de 2010

Benfica e Inter sem derrotas caseiras na Liga e na Europa

Se o desempenho global do Benfica tem sido digno dos mais rasgados elogios por toda a Europa, uma análise mais específica sobre o rendimento da equipa em casa ainda merece um realce superior. O conjunto orientado por Jorge Jesus e o Inter Milão, de José Mourinho, são os únicos clubes das principais ligas europeias (Espanha,França, Inglaterra, Alemanha e Itália, além da portuguesa) que ainda não sofreram qualquer desaire caseiro esta época, tanto nos desafios das respetivas Ligas portuguesa como para as competições europeias.

Se não tivesse empatado com o Marítimo, logo na primeira jornada, o técnico das águias, de 55 anos, apresentava um percurso imaculado. Ainda assim, apresenta os melhores valores superando, neste ponto, o Special One que perdeu pontos em San Siro em quatro ocasiões. Não deixa de ser curioso que na Serie A, Palermo e Sampdoria também não tenham sofrido derrotas em casa. Contudo, nenhuma destas formações está a disputar uma competição da UEFA.

Note-se, por isso, que na Luz, a única nódoa no carreira de JJ é a surpreendente eliminação da Taça de Portugal, frente ao V. Guimarães.

É, aliás, através do percurso europeu que os encarnados se superiorizam a alguns colossos do futebol, como Real Madrid e Barcelona. Os dois principais emblemas de Espanha também não baquearam na liga , mas, em contrapartida, foram surpreendidos nos respetivos redutos para a Champions. Os merengues - já eliminados - perderam com o AC Milan (2-3) e os catalães foram surpreendidos com um triunfo do Rubin Kazan.

Um empate

Na quinta-feira, o Benfica tem pela frente o adversário teoricamente mais poderoso que já enfrentou na Liga Europa. A realizar uma época dececionante a nível interno, o Liverpool também ficou aquém das expectativas nas provas organizadas pela UEFA. Esta época só registaram dois triunfos fora de Anfield: frente aos húngaros do Debrecen (Champions) e aos romenos do Unirea Urziceni (Liga Europa).

Estes números podem dar outro alento às águias, que só não venceram o Ol. Marselha na Luz, mas, mesmo assim, resolveram a eliminatória fora, após o empate caseiro.


in Record

Sem comentários:

Enviar um comentário