segunda-feira, 3 de maio de 2010

À Liga de Clubes

Como adepto do Benfica e do futebol em geral, tenho de me insurgir para com a Liga de Clubes e no que diz respeito ao jogo de ontem no Estádio do Dragão.

Primeiro a segurança nunca foi garantida, tendo sido por demais visível que a segurança de um jogo tido como de alto risco desde logo e crucial para o campeonato, deveria ter sido bem melhor. O autocarro do Benfica foi apedrejado quando se deslocava para o Porto e não contentes com isso, o autocarro voltou a ser apedrejado novamente à chegada ao Estádio do Dragão, sob alçada da PSP do Porto. Houve inclusive jogadores feridos com esses apedrejamentos, sendo que a Liga de Clubes deveria ter logo intervido e efectuado no mínimo um comunicado. Coisa que não se verificou, tendo ainda corroborado uma afirmação desastrosa e fraudulenta de que ninguém teria ficado ferido nos respectivos apedrejamentos. Nos primeiros um agente da autoridade, devidamente identificado ficou ferido; no segundo dois jogadores do Benfica ficaram ligeiramente feridos, já não falando do clima de medo que foi avançado desde logo sobre este jogo.

Segundo as autoridades tiveram o conhecimento dos preparativos destas agressões, tendo inclusive a Lusa citado fontes do SIS que informavam da compra de 3500 bolas de golfe por parte dos elementos da claque Super Dragões, não tendo no entanto sido tomadas quaisquer medidas preventivas em relação a isso, tendo-se verificado que as mesmas bolas conseguiram mesmo entrar dentro do Estádio do Dragão, chegando-se à conclusão que é fácil entrar com o que se quiser dentro dos recintos desportivos na tutela da Liga de Clubes. Junto com as bolas golfe, entraram tochas, petardos, paus e mesmo pedras que foram arremessadas ao longo de todo o jogo aos jogadores do S.L. Benfica.

Terceiro, findo o jogo, a segurança voltou a falhar, tendo os jogadores novamente sido vitimas de tentativas de agressão por parte dos adeptos do Futebol Clube do Porto.

Quarto, tanto a PSP, como a Liga de Clubes nunca manifestaram qualquer interesse em procurar os autores das barbaridades que todos nós vimos nas televisões e que se encontram disponíveis na internet nomeadamente no YouTube. Nem mesmo com os blogs e fóruns dos dois clubes seguidos com atenção, se tomaram as providências para evitar que este clima de guerra se instaura-se dentro e fora do campo, fazendo mesmo com que vários adeptos comprassem bilhete e depois não comparecessem com medo da violência amplamente divulgada pela claque dos Super Dragões.

Perante tudo isto, acho que a Liga de Clubes continua cobardemente a fugir às suas responsabilidades e a punir pouco os reais prevaricadores. Muitas foram as multas que o meu clube sofreu ao longo desta época por "comportamento indevido dos adeptos" (Artigo 149), mas segundo a minha óptica, comportamento indevido foi o que foi registado pelas claques do Futebol Clube do Porto na final da Taça da Liga e que ninguém da Liga de clubes condenou nem puniu devidamente. Comportamento indevido é agredir-se jogadores e adeptos adversários durante os jogos tutelados pela Liga de Clubes. Comportamento indevido e punido por lei é atirar para o terreno de jogo objectos externos ao jogo, tendo para identificação dos seus autores os sistemas de vídeo vigilância.

Hoje, tal como depois da final da Taça da Liga, os adeptos do futebol querem que os responsáveis por estes actos sejam responsabilizados e severamente punidos! Não queremos estes actos no nosso futebol, pois o futebol é um espectáculo de família e para famílias.

Aguardando as devidas providências por V. Exas,

Sem comentários:

Enviar um comentário