domingo, 9 de maio de 2010

Crónica - Ainda o Porto -Benfica

Hoje prometi a mim mesmo que não falaria do jogo de mais logo, por superstição, mas nada me impede de falar daquele jogo com a agremiação dos arredores de Gaia.

Primeiro que tudo há que falar do clima que encontramos, pois aquilo não é clima hostil, é um clima de guerra. Pedras, paus, bolas de golfe, isqueiros, garrafas... tudo serviu para arremessar aos adeptos do Benfica, sem olhar a quem. Há histórias narradas na primeira pessoa verdadeiramente impressionantes, mas a que mais me chocou foi a de dois pais que foram com os seus respectivos filhos ao jogo. Pelo meio encontraram um grupo de adeptos devidamente identificados com bandeiras, casacos e bonés do Super Dragões...resultado: os dois pais foram agredidos e os miúdos de três e quatro anos respectivamente, foram virados ao contrário e sacudidos. Tudo isto apenas porque tinham cachecóis do Benfica. Imaginem o trauma com que aquelas crianças podem ficar, o medo com que ficarão de qualquer jogo de futebol e tudo porque um grupo de animais lhes passou à frente.

Todo este clima de medo e típico de uma guerrilha armada, condicionou muito o próprio jogo e a polícia de serviço ao jogo teve muitas culpas. Se temos de dizer que os Spotters da PSP que acompanharam as claques do Benfica fizeram um excelente trabalho, não se tendo registado qualquer incidente desde Lisboa ao Estádio, já não podemos dizer o mesmo da polícia de serviço ao jogo. Não garantiram nem a segurança do autocarro do Benfica, tendo o mesmo sido apedrejado diversas vezes, acabando por dois jogadores ficarem ligeiramente feridos na sequência disso mesmo. Além disso, pergunto como é possível que centenas, sim centenas de bolas de golfe tenham passado nas revistas?

Quanto ao jogo em si, como disse já se iniciou condicionado pelos acontecimentos fora do estádio, mas o próprio árbitro conseguiu condicionar ainda mais o jogo através dos cirúrgicos amarelos a jogadores do Benfica, culminando no amarelo a Di Maria por ter sofrido uma falta. O Benfica logo cedo teve 3 jogadores amarelados e menos dois jogadores para disputar o próximo jogo. Para resumir esta situação, basta dizer que aos 41 minutos o Benfica tinha 3 amarelos e 6 faltas feitas...

Depois há que falar da posição dos jogadores, pois tinham de se manter o mais junto dos jogadores do Porto, pois só assim evitavam levar com uma bola de golfe. Pelo que soube, mesmo de fonte de dentro do Benfica, os jogadores ao intervalo queixavam-se, nomeadamente Carlos Martins e Luisão, que tinham de ter olhos no jogador que marcavam, mas também no público, para fugirem das inúmeras bolas de golfe, isqueiros e moedas que caíam das bancadas portistas.Perante tudo isto, os jogadores foram condicionados e não conseguiram jogar o que nos habituaram a jogar.

Depois temos outras questões, entre elas a da manga ao intervalo não ter sido aberta, expondo ainda mais os jogadores do Benfica, o facto de Jorge Jesus ter entrado para a conferência de imprensa por onde normalmente se sai das mesmas, tendo de passar por todos os funcionários do Porto antes mesmo da conferência de imprensa, tendo ainda sido insultado por um funcionário devidamente identificado, colocado estrategicamente à saída da conferência de imprensa. Há ainda de falar nos insultos e empurrões na tribuna presidencial registada pelos vários órgãos de comunicação social, tendo o Ministro do Desporto e um deputado assistido a tudo como se nada fosse.

Perante tudo isto, fico feliz por o Benfica ter perdido, pois imaginem como teria sido se o Benfica fosse campeão ali. Haveria mortos e muitos feridos, de certeza. Fico feliz por os jogadores do Benfica terem sobrevivido a este jogo e sobretudo por terem tido a dignidade de não responder a estes animais. Registe-se que Luisão teve um gesto genial ao intervalo, simulando que remetia um isqueiro à procedência, mostrando a dignidade de um benfiquista. Há igualmente de louvar novamente o trabalho da PSP de Lisboa e dos Spotters que foram fantásticos garantindo a segurança das claques.

A nós adeptos, resta-nos dizer que acreditamos e que sabemos que vamos ser campeões. Sofrendo até ao fim sim, mas porque ao longo deste campeonato vimos coisas que normalmente não veríamos. Basta recordar o jogo Guimarães - Braga, ou o Marítimo - Braga para percebermos... mas além desses temos o Porto - Nacional, ou o União de Leiria - Porto.

É o futebol que temos, cheio de corrupção (comprovada fez dia 7 dois anos com o acórdão da Liga de Clubes do qual o Futebol Clube do Porto nem sequer recorreu) e conivência das diversas entidades à volta do futebol.

Carrega Benfica, que... Nós Só Queremos o Benfica Campeão!

Sem comentários:

Enviar um comentário