domingo, 9 de maio de 2010

A lagartagem vai mesmo de mal a pior!


Mesmo vencendo ontem, o Sporting despediu-se de 2009/10 com a pior época da sua história na liga portuguesa. Os leões nunca assinaram temporada tão pobre atendendo aos pontos em jogo e aos que conquistaram em 30 jornadas.


Em 90 pontos possíveis, a equipa que começou por ser de Paulo Bento e acabou sendo de Carlos Carvalhal apenas conseguiu 45, isto é, pouco mais de 50%, número mais baixo de sempre.
Recordando os melhores

Ultrapassado o score de 1997/98, quando não conseguiram melhor do que 54,9% de aproveitamento, recordemos a melhor temporada de sempre dos leões, a de 1946/47, quando os cinco violinos se encontraram pela primeira vez, com a chegada simultânea de Manuel Vasques e José Travaços - 90,3% dos pontos ganhos e um máximo absoluto de 123 golos marcados.

História de triunfos

No que diz respeito à percentagem de vitórias, 2009/10 surge no ranking como a terceira pior de sempre - se não ganhasse ao Leixões, seria mesmo a mais pobre da história. Assim, as equipas de 1966/67 e 1968/69 continuam no topo negativo quanto a essa percentagem encontrada entre o número de jogos e de vitórias - em 26 jornadas o Sporting obteve, então, 11 vitórias. Quanto a golos apontados, 42 é dos mais baixos de sempre - só por cinco vezes ficou abaixo desse número.

Diferença para o 1.º

Já quanto à diferença para o 1.º lugar, o Sporting garantiu que a desvantagem não atingirá os 30 pontos. Na noite em que Carvalhal se despediu de Alvalade, a equipa situou a distância nos 25 pontos, ficando à espera dos jogos de Benfica e Sp. Braga.


De qualquer modo, se o atraso terminar nos 28 pontos, nunca o leão ficou tão longe do campeão. Mesmo considerando que, nas décadas de 70 e 80, quando o sistema de pontuação ainda era o de 2 pontos por vitória, houve campeonatos em que o fosso poderia ter sido maior ainda - com 3 pontos por triunfo, em 1972/73 a diferença teria atingido os 39 pontos.

Autor: RUI DIAS

1 comentário:

  1. Meu amigo,foi mesmo vergonhoso esta época para o Sporting,sou Sportinguista e acho que nunca jogaram tão mal em algum ano,acredito que se caíssem na segunda divisão levariam muitos anos a regressar,quem viu o Sporting há anos passados e vê neste momento perde mesmo a vontade.

    ResponderEliminar