quarta-feira, 31 de março de 2010

O livro de Pinto da Costa



A entrevista de Judite de Sousa a Pinto da Costa já ia longa quando o presidente do FC Porto surpreendeu a jornalista e entregou-lhe um livro que o acompanhou durante a conversa que durou 40 minutos.

O gesto em si terá causado algum espanto e o nome do livro, que PC apelidou de "obscuro", despertou uma certa curiosidade. "O Águia do Graveto", podia ler-se a vermelho numa capa com fundo preto. A obra, da autoria de Nogueira Baptista e da editora VOXGO, tem 272 páginas e custa 17 euros.

Numa análise mais aprofundada, é possível verificar que "O Águia do Graveto" fala sobre temas como a manipulação desportiva, um assunto que tem andado nas bocas do futebol português. Segundo uma descrição apresentada pelo escritor, "O romance esquadrinha uma realidade de manipulação com a qual convivemos como azeite e vinagre, tornando possível ao diabo infiltrar-se e operar numa procissão de tementes a Deus. O Águia do Graveito apresenta personagens com uma mentalidade ganhadora, sempre que se trata de graveto (dinheiro, n.d.r.)."

in Record

Ora vamos lá "esmiunçar" isto: No site do autor pode ler-se a crítica:

O autor apresenta, num romance polifónico, a mentalidade ganhadora do senhor Ferreira, um dirigente desportivo de topo. (...)

Os homens são o que foram, são o seu passado. Por isso tentam que a sua imagem pública apareça limpa de toda a mancha socialmente negativa. (...)
[é o que Pinto da Costa tanto tenta fazer]

Também integram o argumento:
- O inconformismo de uma mulher perante o aproveitamento de que foi vítima, num cenário de concorrência desleal, para recuperar a estima por si mesma;
[chama-se Carolina Salgado, utilizada como intermediária da "fruta" e como interluctora entre Pinto da Costa e os Super Dragões]


- A luta sem quartel, entre empresas, pela conquista de mercado, trazendo para a luz do dia os expedientes utilizados, a traição, a corrupção, a luta pelo poder e inevitavelmente o amor e a morte.
[o príncipal protagonista é mesmo a OliveirinhaTV e os seus jogos de bastidores]

- A escapatória para as actividades criminosas, inconfessáveis, de que ninguém quer assumir o protagonismo, excepção para os que são flagrados, que funcionam no seio das actividades legais;
[as escutas no youtube foram o flagrante, o resto todos fomos sabendo ao longo dos tempos]

-E finalmente, há sempre um "bode expiatório", se dermos tempo à corrupção de fazer o seu efeito. (...) Os criminosos continuam a operar livremente; a polícia e a justiça cumpriram o seu papel e justificaram a sua existência um dialéctico "faz de conta"; (...)
[o bode expiatório sempre existiu, sendo que este ano é Ricardo Costa. A justiça e a polícia bem tentam fazer o seu trabalho, mas são manipulados pela falada corrupção]

Como veem, Pinto da Costa ofereceu um livro para que Judite de Sousa saiba como ele tem feito tanta falcatrua e tem saído impune.

A Análise de Sílvio Cervan à Entrevista

Por Sílvio Cervan in A Bola

CONFIRMA-SE: é muito mais interessante uma entrevista que se transforma numa conversa do que uma entrevista em que entrevistador e entrevistado se arranham ou insultam. Gostei, pois, do tom e gostei do cenário.
Primeira nota: Luís Filipe Vieira mostrou claramente que tem um rumo para o Benfica. Definiria o seu discurso em quatro pontos: rumo, estratégia, serenidade e profunda convicção.

O presidente explicou muito bem as dificuldades que encontrou quando chegou ao clube, e porque não começou a reconstruir a casa pelo telhado. Ficou claro porque apostou nas infraestruturas (estádio, centro de estágio), e só agora conduziu o clube ao estado desportivamente mais avançado do seu projecto.

Além disso, quando confrontado, e bem, com as eventuais implicações que a situação financeira possa vir a ter no futuro próximo do clube, o presidente vincou a aposta num projecto continuadamente ganhador. Ou seja: que o Benfica aposta em vencer e vencer mais vezes, sabendo que não pode vencer sempre, mas sabendo sobretudo que não pode vencer um ano e deixar de vencer logo a seguir. Um rumo, pois, mas também uma estratégia, como a de perceber que 2013 será um ano de mudança, tendo em conta as diferentes renegociações de diferentes contratos, de que os direitos televisivos são apenas uma parte, um 2013 a partir do qual o Benfica poderá ter asas acrescidas, receitas acrescidas, imputs financeiros acrescidos para reforçar a sua competitividade.

Enorme a felicidade de ver e ouvir o presidente manter-se fiel à ideia de que o clube é grande porque a sua maior receita resulta da contribuição dos seus sócios e adeptos (quotas e bilhetes) e não da venda de jogadores, e que o aumento da receita por via do aumento do número de sócios deixa o clube cada vez mais livre de outro tipo de interesses e mais apto a tomar o seu rumo mais genuíno. Fantástica esta relação afectiva dos sócios com o clube, como notável é termos podido colocar à venda para o público zero bilhetes para o jogo com o Liverpool porque os sócios os compraram todos. É inigualável!

Nota final: o sentimento de uma ligação forte do presidente com Jorge Jesus, que tranquiliza sócios e adeptos. No futebol os resultados são sempre decisivos, mas fica claro tratar-se de um casamento por amor e não por conveniência.

Noite de Entrevistas

Entrevista a Pinto da Costa:

Entrevista a Pinto da Costa

Entrevista ao Dr. Ricardo Costa:



Entrevista ao Presidente Luís Filipe Vieira:

terça-feira, 30 de março de 2010

Somos portugueses de 2ª!

NAS REGIÕES AUTÓNOMAS DA MADEIRA E DOS AÇORES

"Os horários dos jogos em que intervenham equipas das Regiões Autónomas da Madeira e Açores têm de ser adaptados às conveniências da equipa visitante, em função dos horários de voos." Esta foi uma das alterações aprovadas pela direção da FPP e dadas a conhecer aos representantes associativos na reunião magna, realizada no Luso.

Assim, para facilitar o regresso das equipas aos seu locais de residência, deixam de se efetuar jogos à noite, tanto do Portosantense como do Candelária, a partir da época 2010/2011.

Outra das alterações importantes prende-se com o regulamento de disciplina. Na próxima temporada, um jogador sénior que sofra um castigo de suspensão numa competição nacional, terá de cumprir o castigo numa prova nacional, deixando as competições regionais de servir para "limpar" castigos.

Refira-se que a alteração que ocorreu nos estatutos da FPP, devido à nova Lei de Bases do Desporto, permite que as alterações efetuadas aos regulamentos de provas sejam aprovadas pela direção, deixando de ser discutidas nas assembleias gerais.

Também as provas dos escalões mais jovens foram alvo de alterações. Assim, as fases finais dos campeonatos nacionais de infantis, iniciados, juvenis e juniores passam a ser decididas em sistema de final-four (meias-finais e final), com a duração de dois dias, ao contrário do sistema atual, que dura três dias. A redução dos custos dos clubes estiveram na base desta alteração.

Entretanto, foi aprovada a entrada como filiado da FPP, da Associação Nacional de Clubes de Patinagem (ANACP). Esta associação, fundada em 2009, representará os clubes nas assembleias gerais da FPP.


in A Bola


Mais uma vez, os insulares são considerados portugueses de segunda!

Como acham que vai estar a assistência nestes jogos?! Basta ver os jogos do Candelária (clube da ilha do Pico) que são sempre de pavilhão cheio à noite. Também se esquecem que os clubes vivem de receitas de bilheteira também, ou seja, sem adeptos a assistir, os clubes vêm as suas contas seriamente agravadas!

Eu como insular, insurjo-me contra isto! Mas basta pensar um pouco. Pensem como seria se os jogos de futebol da 1ª liga fossem às 14 horas de uma terça-feira por exemplo... quem lá estaria para ver?! Aqui acontece o mesmo se o jogo for às 15 horas num Sábado... as pessoas que trabalham ruralmente acabam por não comparecer. Não vão arruinar um dia de trabalho para irem ver um jogo. Já se for à noite, os adeptos vão.

Também há que pensar que pernoitar uma noite às outras equipas, não se compara com a quantidade de noites que os insulares têm de ficar a dormir no continente. Basta ver que o voo Lisboa - Faial (em que a equipa do Candelária regressa a casa) parte de Lisboa às 7:00, sendo que a maioria dos seus jogos se efectua na zona norte do país...

Pensem nisto e pensem que apesar que longe, somos Portugueses!

Mais do mesmo



Como não havia pedras por ali... foi mesmo com a bola de jogo que agrediram um Benfiquista. Já é habito! Os adeptos da entifada Sportinguista andam à solta! Cuidado!

Parabéns Rui!



















in Coluna D'Águias Gloriosas

Ontem não deixei aqui os Parabéns ao Grande, Enorme Rui Costa, não por esquecimentos, mas por excesso de trabalho.

Parabéns Rui! Que contes muito na companhia desta tua família Benfiquista!

Benfica e Inter sem derrotas caseiras na Liga e na Europa

Se o desempenho global do Benfica tem sido digno dos mais rasgados elogios por toda a Europa, uma análise mais específica sobre o rendimento da equipa em casa ainda merece um realce superior. O conjunto orientado por Jorge Jesus e o Inter Milão, de José Mourinho, são os únicos clubes das principais ligas europeias (Espanha,França, Inglaterra, Alemanha e Itália, além da portuguesa) que ainda não sofreram qualquer desaire caseiro esta época, tanto nos desafios das respetivas Ligas portuguesa como para as competições europeias.

Se não tivesse empatado com o Marítimo, logo na primeira jornada, o técnico das águias, de 55 anos, apresentava um percurso imaculado. Ainda assim, apresenta os melhores valores superando, neste ponto, o Special One que perdeu pontos em San Siro em quatro ocasiões. Não deixa de ser curioso que na Serie A, Palermo e Sampdoria também não tenham sofrido derrotas em casa. Contudo, nenhuma destas formações está a disputar uma competição da UEFA.

Note-se, por isso, que na Luz, a única nódoa no carreira de JJ é a surpreendente eliminação da Taça de Portugal, frente ao V. Guimarães.

É, aliás, através do percurso europeu que os encarnados se superiorizam a alguns colossos do futebol, como Real Madrid e Barcelona. Os dois principais emblemas de Espanha também não baquearam na liga , mas, em contrapartida, foram surpreendidos nos respetivos redutos para a Champions. Os merengues - já eliminados - perderam com o AC Milan (2-3) e os catalães foram surpreendidos com um triunfo do Rubin Kazan.

Um empate

Na quinta-feira, o Benfica tem pela frente o adversário teoricamente mais poderoso que já enfrentou na Liga Europa. A realizar uma época dececionante a nível interno, o Liverpool também ficou aquém das expectativas nas provas organizadas pela UEFA. Esta época só registaram dois triunfos fora de Anfield: frente aos húngaros do Debrecen (Champions) e aos romenos do Unirea Urziceni (Liga Europa).

Estes números podem dar outro alento às águias, que só não venceram o Ol. Marselha na Luz, mas, mesmo assim, resolveram a eliminatória fora, após o empate caseiro.


in Record


Para muitos foi uma mera brincadeira, outros acharam absurdo, mas como vivemos num país (tecnicamente) livre, eu considero um movimento no mínimo interessante.

Este movimento surgiu num blog (não menciono qual, pois nem eu tenho bem a certeza qual o colocou primeiro) e já seguiu para o facebook (Aqui) onde se pedia para no jogo Benfica - Braga os adeptos do Benfica fossem com o seu colete retro reflector vestido, para assim parecermos um stewart.

Eu achei um protesto interessante e original, que poderia dar visibilidade ao que se passa em Portugal lá fora, na Europa do futebol, pois estas decisões da Federação de Futebol passaram ao lado de todos eles.

Apenas acho que o jogo certo era o jogo do Dragão. Muitos dirão que será correr demasiados riscos, mas pelo menos a polícia já saberia quem teria de defender da ira dos Super Dragões. Para além disso, já todos sabemos que se o campeonato nos correr como todos pretendemos, já iremos para o Dragão como campeões, logo como "alvo a abater" pelos adeptos do Porto.

Agora postem os vossos comentários, pois gostava de saber a vossa visão sobre esta proposta.

Uma imagem que vale por si

















Este foi o Porto COM Hulk que se apresentou na Luz!

Contra um Benfica SEM PABLO AIMAR, SEM DI MARIA E SEM FÁBIO COENTRÃO!

Para que não mais uma vez uma mentira feita pelo Porto ser torne quase verdade, convém mostrar estas coisas!

Também há que frisar que é uma avaliação totalmente isenta, pois todos sabemos que a Oliveirinha TV (vulgo Sportv) é claramente adepta do FCP.

Frangos à Nuno

segunda-feira, 29 de março de 2010

É só fazer as contas...


















Só para relembrar os demais aziados adeptos do FCP... que mesmo se tivessem vencido todos os jogos que não tiveram o (violento) Hulk, estariam atrás do Benfica, mais precisamente a 2 pontos...
É só fazer as contas!

domingo, 28 de março de 2010

A lei que regula os Stewarts

Portaria nº Portaria n.º 1522-B/2002 de 20 de Dezembro de 2002

DR 294 - SÉRIE I-B 2º SUPLEMENTO
Emitido Por Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

Introduz a figura de assistente de recinto desportivo, no âmbito da actividade de segurança privada

in: IAPMEI - Legislação

Ora o que é que diz esta portaria... que afinal os Stewarts são mesmo... assistentes de recinto desportivo. Ora sendo esta a portaria que regula a dita função, aprovada em Conselho de Ministros e pelo Ministério da Administração Interna, será que está errada?!

No Alvalade XXI






























Em estreia no Alvalade XXI!!

A história de um colocador de balões de meteorologia que é vencido por um engomadinho de fato e gravata. Tudo isto acontece com complacência do seu patrão que assiste a tudo sem se intrometer. O elenco conta ainda com um etiope que tenta de tudo para ajudar o meteorologista, mas num esforço inglório.

Aguarda-se a sequela feita com novas personagens como Carlos "Aves" Brito, Jorge "implacável" Jesus e até mesmo Manuel "vira casacas" José.

Façam as contas!


















Segundo a Liga de Clubes ontem estiveram 63 679 espectadores no jogo Benfica - Braga. É realmente impressionante a mobilização dos adeptos do Benfica e a motivação que esta equipa nos transmite.

Mas este post não é para falar do número de adeptos no estádio, nem das esmagadoras "goleadas" de adeptos em cada jogo do Benfica, é apenas um apelo a que corrijam estes números. É que depois do acórdão da Federação de Futebol, os Stewarts, os Polícias, os Bombeiros, etc, são todos considerados público, logo têm de entrar nos números da Liga.

Ora, segundo a PSP, estiveram envolvidos mais de 500 agentes nesta operação, mais os Stewarts, mais aqueles senhores da polícia de intervenção que tiveram de "malhar" na claque bracarence, mais bombeiros, mais organização e teremos ainda mais umas 1000 pessoas no estádio.

Como diria António Guterres... É fazer as contas!

Benfica - Braga - Análise e Opinião

Foi-me difícil ver este jogo. Não por causa de quaisquer dificuldades extremas que nos tenham sido colocadas pelo clube dos bacorinhos (se na casa mãe são porcos, parece-me natural que aqueles que os imitam e tentam ser como eles sejam bácoros). Sporting Clube de Bácoros assenta-lhes que nem uma luva. A Domingos, Salvadores, Mesquitas e ao resto da vara. O que tornou mais difícil para mim ver este jogo foi mesmo o sentimento de profunda injustiça por a nossa equipa, que tem jogado futebol como há muito não se via, que tem dominado esta liga, que tem exibido uma superioridade incontestável por qualquer um que não seja cego ou o Eduardo Barroso, ser obrigada à ignomínia de ter que, nesta fase do campeonato, jogar um jogo decisivo para a atribuição do título contra uma equipa do nível da dos bácoros, orientada por um fuinha como o Domingos, que se esforça para mostrar estar fora dos campos ao mesmo nível rasteirinho que exibia dentro deles.

E a diferença entre as duas equipas foi bem evidente no jogo desta noite. De um lado, uma equipa interessada em vencer. Do outro, uma equipa remetida ao seu meio campo, interessada em não deixar jogar e em segurar o empate a todo o custo. A carreira dos bácoros neste campeonato tem estado assente na organização defensiva, vencendo diversos jogos pela diferença mínima, e esta noite fizeram apelo a toda essa organização para tentarem sair incólumes do Estádio da Luz. A tarefa do Benfica, que apresentou como única alteração ao onze base a presença do Carlos Martins no lugar do Aimar, era conseguir furar uma defesa que era constituída quase sempre por dez jogadores atrás da linha da bola, com linhas muito juntas, e que tentava aproveitar qualquer livre arrancado por um eventual mergulho do Alan para conseguir chegar perto da nossa baliza. Não foi uma tarefa fácil, até porque o Benfica não esteve numa noite brilhante.

A primeira parte foi quase sempre passada no meio campo dos bácoros, com o Benfica a ter uma posse de bola esmagadora, mas insistindo demasiadas vezes pelo centro, onde aparecia quase sempre um pé ou uma cabeça a interceptar os passes. No ataque, o nosso adversário foi simplesmente inofensivo. Apenas nos referidos livres chegavam perto da nossa área, mas até neste aspecto pouco fizeram, já que os livres foram invariavelmente marcados de forma desastrada. A melhor oportunidade de golo da primeira parte acabou por surgir de um erro de um defesa adversário, que com um mau passe isolou o Saviola, mas este esteve muito mal na decisão que tomou de tentar fintar o guarda-redes, e a ocasião perdeu-se. Cardozo e Saviola também ameaçaram, mas o golo estava difícil de alcançar. E só chegou mesmo sobre o intervalo. Foi numa sequência de dois cantos a nosso favor, na direita do ataque, com o segundo a ser marcado de forma curta. O Carlos Martins fez o centro para um cabeceamento do Javi García, que levou a bola a embater no Luisão e a ficar-lhe nos pés, muito perto da pequena área, tendo ele então rematado de pé esquerdo para o fundo da baliza. Mais uma vez Luisão, o homem dos golos decisivos nos jogos decisivos, a surgir na altura certa para nos levar em vantagem para o intervalo.

A entrada do Benfica na segunda parte foi, como se esperava, boa. A equipa parecia decidida em marcar o segundo golo e resolver cedo o assunto. Apostando mais em jogar pelos flancos, o Benfica conseguia abrir mais espaços nas costas da defesa adversária, e teve vários cruzamentos perigosos aos quais não foi dado o melhor seguimento, com o Maxi Pereira a estar em particular destaque neste aspecto. Talvez com um Cardozo (oportunidades de finalização perdidas por tentar puxar a bola para o pé esquerdo, ou por tentar dominar a bola em vez de finalizar de primeira) ou um Saviola numa noite mais inspirada na finalização pudessemos ter resolvido o assunto mais cedo, e evitado alguns cabelos brancos aos nossos adeptos. Quanto ao nosso adversário, obrigado agora a arriscar mais, mostrou não ter grandes opções para fazê-lo. As substituições que fez foram directas, ou seja, os jogadores que entraram foram jogar exactamente para as mesmas posições daqueles que substituíram. E quanto a chegar à nossa baliza, continuou a ser a mesma coisa, isto é, aproveitarem qualquer livre assinalado, mesmo que fosse sobre a linha do meio campo, para despejar a bola para a grande área. Este método apenas lhes proporcionou uma ocasião em que causaram alguma preocupação, em que um dos centrais conseguiu aparecer a cabecear cruzado ao segundo poste. De resto, foram inofensivos, e não conseguiram sequer ameaçar poderem chegar ao empate. Mesmo nos quinze minutos finais, em que o Benfica adoptou uma atitude mais realista e decidiu baixar as linhas, apostando em segurar a vantagem em vez de procurar com insistência o segundo golo, os bácoros não conseguiram criar qualquer ocasião de perigo, tendo o Quim sido praticamente mais um espectador. Marcarmos o segundo golo teria sido importante, mas foi com a vantagem mínima que o jogo terminou.

Não foi um jogo propício a grandes exibições, já que nunca houve muito espaço para se jogar. Se tenho que fazer alguns destaques, começo pelo Luisão. Quanto mais não seja pelo golo decisivo. O nosso capitão voltou a surgir num jogo decisivo para marcar o golo que nos deu a vitória, e lançar-nos ainda mais para a conquista do campeonato. Mas para além disso, esteve sempre seguro na defesa, como é seu timbre. O Fábio Coentrão voltou a mostrar estar num momento de forma excelente, parecendo completamente adaptado às funções de lateral esquerdo. Aliás, duvido que haja algum lateral esquerdo de raiz em Portugal que neste momento faça melhor a posição do que ele. Muito bom jogo do Ramires, enquanto esteve em campo, tendo-me mesmo surpreendido a sua substituição. Gostei também muito do Javi García, que foi um guerreiro na luta do meio campo e, como é habitual, ganhou e recuperou inúmeras bolas. Conforme disse, e apesar de terem trabalhado muito, o Saviola e o Cardozo não estiveram felizes na finalização. E o Di María esteve demasiado discreto num jogo em que eu esperava que desequilibrasse mais.

Acabámos de completar uma volta inteira sem derrotas. Temos seis pontos de vantagem, faltam seis jogos para terminar a Liga. Ainda há muito trabalho pela frente, ainda teremos que sofrer bastante até final e manter a concentração, mas ficámos agora muito mais perto do grande objectivo para esta época. O título será a única recompensa justa para uma época que tem sido, até agora, brilhante.



in Tertúlia Benfiquista

Ia escrever a minha análise do jogo, mas o D' Arcy fez uma análise tão perfeita que coloco a dele aqui.

Ressalvo apenas alguns aspectos:

1º Que o Braga não fez mesmo por vencer o jogo. Procurou manter sim o 3 pontos de diferença na esperança que o Porto lhes desse o campeonato. O Benfica lutou sempre pelo seu objectivo, que é vencer sempre! Lutou e conquistou o almejado golo num lance do bola parada com sorte. A verdade é que criamos não uma nem duas chances de golo. Foram várias as hipóteses! Várias desperdiçadas, outras tiradas como pão da boca de Saviola e Cardozo.

2º As Grandes exibições de jogadores do Benfica!

Quim - Enorme é o adjectivo! Sempre seguro e a mostrar que é o melhor guardião em Portugal. Mostrou em campo como o guarda redes deve ser seguro e saber gerir o jogo. Mostrou a Queiroz que deveria ser o seu 12 na baliza das quinas.

Coentrão - Excelente nos 90 minutos. Mostrou que para além de bem dotado tecnicamente se consegue adapta magnificamente à posição de defesa esquerdo. Esteve brilhante a defender e excelente a atacar. Recuperou muitas bolas.

David Luis - Implacável é a palavra! Excelente a recuperar jogo, a defender e a sair a jogar. Para mim, é mesmo o melhor central a actuar em Portugal.

Luisão - Tal como em 2004 marca um golo que pode decidir o campeonato. Bem a defender, apenas me lembro de uma falha enorme que David Luis salvou.

Maxi - O homem tem de ter mais de 2 pulmões. Muito corre o rapaz! Sobe bem, entrega bem e agora começou a rematar de longe, o que o torna mais jogador ainda.

Javi - Imponente como sempre. Brilhante a preencher espaços, inteligente a cortar jogadas e implacável na marcação.

Martins - Como sempre, lutou até ter pulmão. Dinamizou muito o ataque e forçou o Braga a recuperar rápido temendo o seu pontapé de meia distância. Recuperou imensas bolas e está inocente no lance da lesão de Mossoró, pois apenas joga a bola.

Aimar - Entrou e mexeu com o jogo como é seu hábito. Hábil a soltar e distribuir bola, eficaz nas entradas na área.

Cardozo - Com dois centrais fortes, debateu-se bem e procurou ajudar a equipa. Foi buscar muitas bolas atrás, chegou-se mais à linha na 2ª parte para dar espaço a Aimar e teve nos pés várias oportunidades... pena que a maioria tenha chegado ao pé direito e não ao esquerdo.

Saviola - Esteve em dúvida a semana toda, mas sempre achei que jogaria. Este ao seu nível em todos os aspectos, ou seja, brilhante e bem acima da média. Apenas falhou no capítulo da finalização, mas nem sempre pode estás perfeito.

Ruben Amorim - Pratico e eficaz como sempre. Aparecia em todo o lado no pouco tempo que esteve em jogo. Entrou claramente para poupar Ramires para o jogo com o Liverpool.

Kardec - Jogou muito pouco tempo para avaliação.

3º Falta de criatividade do Braga - Foi sempre uma equipa contida, muito mais preocupada em anular o Benfica que em construir jogo. Acordou um pouco na segunda metade da segunda parte, mas desceu à terra quando foi sacudida pelas investidas do Benfica.

4º Jesus - Muitos criticaram as criticas e as bocas antes do jogo, mas como diria o Mourinho, é um mind game. Na conferência de imprensa esteve muito bem, só achei que a história de paternidade da qualidade de jogo de Braga já é um pouco demais. Mas mesmo assim, é mais um mind game para assombrar o Domingos.

5º Domingos - É triste ver alguém a protestar por 7 segundos... Além disso, dizer que o jogo foi equilibrado só pode ser um pro forma de discurso de treinador...

6ª Adeptos - Ter o estádio cheio num jogo importante como este era fundamental e os adeptos reagiram em massa! Soube de muitos que já foram tarde para comprar ingressos. Mas mais importante é ver os 62 mil adeptos benfiquistas a gritar pelo seu clube os 90 minutos!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Jorge Costa para o Porto























Foi ontem lançado um desafio aos portistas: a mudança de treinador. Desafio a favor da contratação de Jorge Costa que decorre no site Petição Pública e está já a recolher um número significativo de apoiantes.

A mentalidade ganhadora do “bicho” e o seu sonho de regressar ao clube são alguns dos motivos invocados pelos responsáveis do movimento para este repto aos dragões.

in A Bola


Quem? Jorge Costa para treinador do Porto... se for para fazer o campeonato que tem feito com o Olhanense até eu vou lá assinar! É que é já!

Um coelho na Cartola de Jesus












O avançado Javier Saviola deverá ser opção inicial de Jorge Jesus para o embate de amanhã com o Sp. Braga, uma vez que o argentino já ontem fez trabalho com bola, apresentando claros sinais de recuperação da contusão que o impediu de trabalhar nos dois dias anteriores.

Segundo Record apurou, Saviola foi submetido a um exame radiológico que confirmou a não existência de qualquer problema de ordem muscular. Na sessão, que decorreu no Seixal, Saviola trabalhou boa parte do tempo com os demais companheiros mas por cautela foi poupado ao fim de meia hora, dando claros sinais de recuperação das dores que o condicionaram nos últimos dias.

A recuperação de Saviola facilita as opções de Jorge Jesus que, assim, se concentrará, essencialmente, na definição do meio-campo ofensivo, onde poderá escolher entre Carlos Martins e Pablo Aimar - sendo bem provável que seja o português o escolhido pelo técnico, atendendo às suas decisões em jogos mais recentes.

Nuno à espera

Quem fica outra vez longe de jogar é Nuno Gomes. O avançado já havia sido preterido no jogo da final da Taça da Liga - mesmo com Saviola e Cardozo poupados ao onze inicial - e alimentava alguma esperança de ser, agora, alternativa para Jorge Jesus.

Em ano de Mundial, Nuno Gomes luta ainda, aos 33 anos, por mais uma presença em fases finais da grande prova, depois de 2002 e 2006. Mas para isso está dependente de jogar, mesmo que esporadicamente, no Benfica. O problema, para Nuno, é que a dupla Cardozo/Saviola tem apresentado um rendimento quase inatacável e a opção de Jorge Jesus não tem motivos para ser desfeita.


in Record


Graças ao excelente departamento médico do Benfica e aos seus fisioterapeutas, Saviola está de volta para o jogão de amanhã! Eu sempre achei que lá estaria, mas...

quarta-feira, 24 de março de 2010

O Pasquim diz...

«Stewards não são intervenientes no jogo»
ACÓRDÃO DO CD EXPLICA REDUÇÃO DAS PENAS DE HULK E SAPUNARU

A exclusão dos assistentes de recinto desportivo da categoria de intervenientes no jogo esteve na base da decisão do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de reduzir as penas de Hulk e Sapunaru.

Segundo o acórdão do CJ, a exclusão dos stewards da categoria de intervenientes no jogo obrigou a equipará-los ao público e, dessa forma, reduzir as suspensões de Hulk e Sapunaru de quatro e seis meses, respetivamente, para três e quatro jogos.

"Afigura-se-nos que serão [intervenientes no jogo], além dos delegados dos clubes e demais pessoas que desempenham funções no quadro das equipas em confronto (treinadores, massagistas, médicos), o diretor de segurança, o diretor de campo e o delegado da Liga", indica o acórdão.

Para o CJ "estes são realmente os intervenientes onde não se incluem os ARD [assistentes de recinto desportivo]", pelo que "só resta a possibilidade" de os colocar ao mesmo nível ao público, apesar de reconhecer as limitações da equiparação.

"Não é muito líquido ou satisfatório o enquadramento, mas conduz a uma punição sem excesso (a injustiça do critério adotado pela CD é pela mesma reconhecido)", assinala o documento, em referência à decisão de primeira instância da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes.

A alteração do enquadramento dos assistentes de recinto desportivo levou o CJ a julgar as agressões de Hulk e Sapunaru ao abrigo do artigo 120 do regulamento disciplinar da Liga, cuja moldura penal é muito mais leve do que o 115, que serviu de base à decisão da Comissão Disciplinar.


in Record

Ora perante isto... polícias, bombeiros, organizadores da Liga e afins podem levar porrada à vontade que não são intervenientes no jogo. Levando assim apenas 2 ou 3 jogos de castigo.

A perspectiva é boa, sim senhor. Eu se fosse um desses intervenientes que não o são na realidade... pedia para me colocarem na folha de jogo, caso me acontecesse alguma coisa!

Resta agora saber se o tipo que tivesse agredido o stewart tivesse uma camisola encarnada esta redução de penas existia. (claro que não!).

Vergonha, muita vergonha!

Para este post, nem vou meter imagem, pois o que vou tratar é tão mau que nem merece ilustração.

Ora, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol reduziu os castigos a Hulk e Sapunaru. Tudo isto é ainda mais estúpido quando os primeiros castigos não faziam jus às suas molduras penais. Basta dizer que Hulk (o único que não foi despachado pelo FCP) apanhou 4 meses quando o mínimo era 6 meses de pena.

Ora, para muitos isto será uma surpresa, mas a mim não me espanta. Primeiro o Porto sempre dominou a Federação, basta estar por lá uma besta chamada Madaíl. Segundo o Porto precisa de jogadores que façam as laterais, pois sem Mariano, sem Varela e sem Cristian Rodriguez, não há muitas soluções. Ou seja, perante esta moldura e podendo arranjar assim um bode expiatório para o desastre desta época. Põem-se a culpa na Liga de Clubes e na lei que foi proposta pelo próprio FCP e pronto!

Na minha óptica o futebol português só tem a ganhar com Hulk... um jogador individualista, agressivo, violento, que falha imensos passes e remates e que sempre que pode evita passar a bola aos seus colegas. O futebol português só pode ganhar mais golos sofridos pelos "somos Porto". Penso mesmo que Hulk vai ser uma preciosa ajuda no ataque... de Cardozo na lista de melhores marcadores pois vai tirar tantas bolas ao Falcao que ele não vai meter nenhuma batata!

Só mais uma palavra para a DIGNIDADE de Hermínio Loureiro! Eu que até nem gosto do rapaz, tiro-lhe o chapéu com a sua demissão. Só uma pessoa que não pactua com estas falcatruas prepectuadas pelo FCP é que apresenta a sua demissão depois deste escândalo.


Carrega Rio Ave!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Novo patrocinio do FCP

Chuchem e continuem a chuchar!

Dor de cabeça ou de corno?

Isso até eu fazia!

Frango da Guia

Desabafo de Cristian Rodriguez

A Festa da Taça da Liga (Completa)

A festa da Taça da Liga



Jesus, é claro que todos os adeptos te perdoam que dediques o título ao teu pai! Esperamos sinceramente que lhe possas continuas a dedicar muitos mais títulos, assim como todos esperamos as suas rápidas e sinceras melhoras.

Todos os benfiquistas, ou quase todos, sabem que ser benfiquista é ser diferente, ser benfiquista é ser do maior clube do mundo. Ser do Benfica é simplesmente ser do Benfica! Não há igual! E como dizia, muitos dos benfiquistas têm igualmente no seu pai o seu herói.

Jesus, só há uma coisa que gostaria de ter visto. Não é mais equipa, não é mais futebol, não é mais nada. É simplesmente que aprendas a abrir o champanhe para a conquista do campeonato e que vás festejar os títulos junto da equipa, pois muito de Jesus está nesta equipa. Deixa-te levar nos ombros e mostra aos adeptos e sócios do Benfica como rejubilas com todas estas conquistas!

Obrigado Jorge Jesus! Obrigado Rui Costa! Obrigado Luis Filipe Vieira!

Obrigado Benfica!

domingo, 21 de março de 2010

Taça da Liga III

É pá, ò Raul Meireles... pára!! Já me doi a barriga de tanto rir!
"é um resultado injusto!" AhAhAhhhha

Deixa lá ler o o que o Juju disse... "É um resultado exagerado!" Ahhhahaha

Já cá canta!

Taça da Liga II




Alguns autocarros da caravana, cerca 20, que leva membros dos Super Dragões cruzaram-se no local com um outro pesado de passageiros com simpatizantes do Benfica. Dos confrontos terão resultado alguns feridos.

Os elementos de ambas as facções saíram dos autocarros, foram lançados petardos, paus e pedras. A SIC, no local, registou alguns disparos da polícia. A situação acabou por ficar controlada ao fim de 15 minutos

Algum tempo depois, já na Via do Infante, na área de serviço de Loulé, um outro incidente, prontamente controlado pelas forlas de segurança. Não terá durado mais de cinco minutos.

Ao final da manhã, alguns adeptos do Benfica e do Porto envolveram-se também confrontos na área de serviço de Alcácer do Sal. Eram 11 e meia, quando alguns autocarros com adeptos do porto chegaram junto à estação de abastecimento.

No local estavam alguns simpatizantes do Benfica, que seguiam em viaturas particulares. Foram lançadas pedras. Uma patrulha da GNR acabou por controlar a situação.

in SIC online


Estive a ver mais uma vez estes ANIMAIS a chegar ao estádio. Assisti à carga policial e a tudo o que se seguiu e só pergunto... como é que ninguém é detido! Depois mostram as imagens destes ANIMAIS na via do Infante a tentarem ser controlados pelas forças policiais.

Fico realmente feliz por até agora não ver as nossas claques e os nossos adeptos a pactuarem com esta palhaçada. Eles que façam estas figuras que nós ganhamos isto no campo que é onde se conquistam os títulos.

À pouco ainda cheguei à fala com um amigo que tenho que para seu infortuno é membro dos Super Dragões. Esse amigo disse-me e cito: "eu vim de carro. Já sabia que eles iam partir tudo o que lhes aparecesse à frente, por isso vou ver o jogo, mas vim de carro e nem estou perto do estádio ainda." Ou seja, tudo isto já estava preparado, desde a hora a que os autocarros saíram, os percursos, as paragens. Tudo preparado!

Taça da Liga I


Estou a ver a SIC Notícias e os especiais da Taça da Liga e mais uma vez se vê a "cobrança" da vitória do ano passado, dando constantemente as imagens do ano passado e esquecendo mais uma vez a falta do Vokcevic antes do golo do Sporting.

Hoje, como já disse atrás, espero que o Benfica jogue com alguns jogadores de 2ª linha, se é que Airton, Ruben Amorim e Kardec sejam considerados 2ª linha.

Eu jogaria com:
Quim - O Guarda Redes mais seguro do Benfica, moralizado e motivado e patrão da defesa.
Maxi - O defesa direito mais regular da liga e muito ofensivo.
Luisão / Sidney - Luisão ou Sidney para manter uma dupla de centrais bons de cabeça. Eu colocaria Sidney para evitar que Luisão possa ficar de fora do jogo com o Braga.
David Luiz - O extrovertido central do Benfica é uma peça deste Benfica
Coentrão - Colocaria Coentrão para dinamizar mais a equipa e dar umas dores de cabeça ao lateral portista.
Airton - Um clone do Javi Garcia que colocaria neste jogo para fazer o importante Javi descansar para o embate de Braga onde vai ser precioso! Até aposto num golo dele!
Di Maria - Angelito deve jogar para criar aqueles ataques demolidores e servir na perfeição a dupla de ataque benfiquista.
Ruben Amorim - Pouparia Ramires e utilizava o 112 do Benfica. O Ruben merece jogar nos grandes palcos!
Aimar - O nº10 jogou pouco contra o Marselha, penso eu a pensar neste jogo. Assim teríamos um ataque demolidor com o normal titular do Benfica. Senão Carlos Martins fará mais um jogo de excelência. Não colocaria Menezes, pois não tem entrosamento nesta equipa.
Cardozo - O artilheiro para mim jogava. Faz parte dos indiscutíveis da equipa e colocaria Bruto Alves e afins em sentido!
Kardec - Eu colocaria Kardec no ataque e surpreendia Jesualdo. Teríamos um ataque de cabeça muito forte e um artilheiro muito moralizado com o golo ao Marselha.

Quanto a opções, Éder Luis é uma opção, César Peixoto também é. E podemos ver Luis Filipe por exemplo como uma opção igualmente.


Outro apelo que faço é para a nossa querida Benfica TV, pois gostava de este ano ver a festa da Taça da Liga! No ano passado nem a SIC mostrou essa festa. Este ano, penso que a Benfica TV deveria fazer esse trabalho e dar aos benfiquistas o primeiro sabor de vitória desta época em directo! Seria o treino já para o 32º campeonato que espero igualmente ver no nº 30 do MEO em directo!

PS- Estive a ver agora mais imagens do estádio do Algarve... O tunel é estreito e os Stewarts são os de Braga, por isso é melhor o Jesus acampar no circulo central ao intervalo para não haver dissabores. Ou então pedir reforço da GNR no túnel. Eles que vigiem o adjunto do FCP que é uma excelente promessa do pugilismo tripeiro.

Já começou!

Adeptos do F.C. Porto e do Benfica envolveram-se, este domingo, em confrontos físicos, na área de serviço de Alcácer do Sal, na A2. Os incidentes aconteceram cerca das 11:30.

Tudo terá acontecido quando autocarros com adeptos das duas equipas pararam para abastecer. A GNR foi chamada ao local e há indicações de que adeptos do F.C. Porto terão apedrejado alguns carros que circulavam na auto-estrada.

De acordo com o major Vítor Calado, da GNR de Faro, não se chegou a registar corte da A2, como incialmente tinha sido avançado. «Houve apenas uma acção de coordenação para que os autocarros e os adeptos saíssem da estação de serviço», garantiu.

A final da Taça da Liga, entre Benfica e F.C. Porto, no estádio do Algarve, está a mobilizar um forte dispositivo de segurança. Foram destacados mais de 1100 agentes, numa operação sem precedentes em eventos desportivos em Portugal. O major Vítor Calado garantiu à TVI que a GNR «está preparada» para incidentes como os que aconteceram em Alcácer do Sal.

in TVI24


Depois disto, contactei uma fonte que tenho na GNR, ainda por cima em cargo superior daquela zona. O que realmente se passou foi:

A claque do FCP, parou na área de serviço e uma vez que registou o aumento de segurança na área comercial, começou a apedrejar todos o carros que circulavam na A2. Isso só terminou quando perceberam que um autocarro com adeptos do Benfica estacionava junto do seu. Aí voltaram-se para o dito autocarro, atingindo-o com paus e pedras assim como aos adeptos que dele saíam. Os adeptos do Benfica, acabaram por se refugiar no interior da área comercial da área de serviço até à chegada da GNR, mas há registo de 5 adeptos benfiquistas com ferimentos e um agente assistido no local.

É o que temos daquela gente... e ainda não chegaram ao estádio sequer.

Confesso que não me importava de ver cadeiras dos seus lugares a voarem no final do jogo... afinal era sinal de que tinham sido vulgarizados pelo Benfica! :D

Administrador do FCP Espregueira Mendes condenado a prisão efectiva

O administrador da FC Porto Multimédia, Nuno Espregueira Mendes, foi condenado a 6 anos de prisão efectiva por burla qualificada. O colectivo de juízes do Tribunal de S. João Novo, no Porto, considera provado que o ex-administrador da SAD portista usou elevadas somas dos depósitos de clientes do balcão do Banco Mello nas Antas, onde era gerente, para aplicações na Bolsa, usufruindo das mais-valias e concedendo empréstimos com juros abaixo dos praticados pelo Banco. O FC Porto terá sido um dos beneficiados pelas condições especiais de empréstimo.



O Tribunal de S. João Novo considera que Espregueira Mendes concedeu ao FC Porto um empréstimo de 2,5 milhões de euros com condições à margem das praticadas pelo Banco Mello. A Joaquim Oliveira , proprietário da Olivedesportos, terá emprestado cerca de 10 milhões de euros, enquanto Adelino Caldeira , administrador da SAD portista, terá beneficiado de um empréstimo de 2,1 milhões de euros, e António Oliveira , ex-seleccionador e principal accionista individual da SAD azul e branca, terá recebido um empréstimo de cerca de 2,5 milhões de euros.

« Estas pessoas eram das relações do arguido e tinham ligações ao FC Porto e à sua SAD, da qual o arguido era administrador, tendo efectuado tais financiamentos usando montantes dos depositantes do Banco Mello, montantes transferidos para beneficiários daqueles empréstimos », atesta-se no acórdão do Tribunal de S. João Novo.

Entre os clientes do Banco prejudicados contam-se Drulovic, Zahovic e Secretário , ex-jogadores do FC Porto, e Rui Moreira , presidente da Associação Comercial do Porto e conhecido adepto portista. O Banco Mello devolveu-lhes a totalidade dos créditos a que tinham direito.

O acórdão realça ainda que Espregueira Mendes « geriu a seu bel-prazer mais de 100 milhões de euros » e que usufruiu de « quantias que não se conseguiram apurar ». « Actuou como se tratasse de um banqueiro e não de um bancário que realmente era », conclui o mesmo documento.

in Relvado (Aqui)

Cuidados a ter no jogo de hoje

1 - Chegada ao Estádio: a comitiva benfiquista deverá ser bem escoltada e os jogadores junto às janelas do autocarro devem ter especial cuidado.

2 - Túnel do Algarve: estará povoado com os stewards do Braga - Benfica, o que, por si, constitui uma ameaça.

3 - Entradas assassinas: fora da luta pelo título da Liga, o objectivo do Porto passa a ser impedir que o Benfica lá chegue. E uma das medidas passará por lesionar intencionalmente os nossos jogadores. Todos os cuidados serão poucos.

4 - Simulações dos Corruptos: para além de lesionar, outro objectivo será expulsar jogadores do Benfica de modo a não poderem defrontar o Braga. Vale tudo, meus caros.

5 - Jorge Sousa: ex-membro dos super-dragões, estará no centro do relvado. Imaginem que era um membro dos NN ou dos DV a arbitrar, como refere RAP? Era giro, não era?

6 - O guarda-redes do Benfica, sempre que possível, deverá sair da linha de baliza, quando estiver junto às claques do Porto. É o alvo mais fácil a abater.

7 - Palestra ao intervalo: de preferência no centro do relvado, longe do túnel e das duas equipas que vêm do Porto.

Via Eterno Benfica

Não esquecer também que os adeptos devem ter muito cuidado, pois cobardolas como os Portistas (e não portuences, reforço!) vão chover pedras, paus, garrafas e afins.

Espero sim, tarjas e faixas de grande nível. Gostava claro de ver presente uma faixa a dizer, "Somos do Porto e viemos ver o Benfica!", "Porto no Hi5" e claro... a grande faixa "Queremos um Benfica Campeão" que tanto lhes faz comichão.

Mas quem é que manda ali?!


Ele é que é o Pe-residente da Junta!

Ora o que fazer quando o Sporting tá a melhorar?! Dispensar um dos melhores da esquipa, claro!!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Retrospectiva

Não falei no jogo com o Nacional ainda por mera superstição. A verdade é que o Benfica fez um jogo bem pensado, ponderado e cabal. Vencemos por 1-0 mas poderíamos ter concretizado mais.

Menciono ainda algo que não vi por aí escrito, mas depois da arbitragem cirúrgica feita no jogo anterior amarelando precisamente os jogadores para ficarem em risco neste jogo, o Benfica venceu também essa batalha, conseguindo jogar com esses jogadores e não sofrendo qualquer amarelo. Assim, espero eu, teremos a equipa na máxima força para o embate crucial do campeonato, com o Braga.

Quanto ao Marselha... palavras para quê, foi o regresso ao Benfica Europeu que todos nós queríamos de regresso. Foi uma noite de glória do nosso Benfica, aonde eu destaco David Luis (com um erro apenas), Ramires (irrepreensível), Javi (excelente como sempre), Coentrão (bem a defender, excelente a atacar) e Cardozo, embora não tenha marcado, deu muito trabalho à defesa do Marselha e até aos seus médios.

Agora temos o Porto e a Taça da Liga, que vale o que vale... para mim é mais uma taça para o novo museu do Benfica. Para mim o Benfica jogaria com uma equipa de 2ª alinha (se é que isso existe no Benfica de Jesus), ou seja, Quim - Maxi Luisão David Luiz, Coentrão (na defesa não mexia) Ayrton Aimar (que está mais fresco) Eder Luis, Ruben Amorim Kardec e Cardozo. Jogariam assim os tais 5 titulares e o resto eram segundas linhas.

Espero que esta seja a primeira competição que Jesus nos ofereça ainda por cima com o gozo de ser ganha ao FCP.

Depois vem o jogo do título para mim. Felizmente vai ser no verdadeiro Inferno da Luz, pois será casa cheia para receber e dificultar ao máximo o jogo ao Braga. Para esse jogo, defendo os melhores como é claro e defendo ainda prémios para os jogadores para os motivar ainda mais. O Benfica que dê também prémios especiais pelos golos marcados, pois deveríamos ganhar ao Braga por mais de 2 golos de diferença para afastar também o fantasma da guerra de golos.

Eu acredito, pois penso que para este Benfica, não há adversários nesta liga de futebol. Temos tudo para sermos campeões! Temos tudo para darmos ao novo museu do Benfica mais uma Taça de Campeonato para colocarmos à porta, junto das duas eternas Taças dos Campeões Europeus e da Taça Latina. (e se possível da Taça da Liga Europa ;) )

Quem é que dá pontos afinal??!

A boa campanha das equipas portuguesas nas provas da UEFA em 2009/10, conseguindo a melhor performance colectiva dos últimos cinco anos, relança a pergunta: afinal, qual é a equipa que mais tem contribuído para a tendência de recuperação?

A resposta: depois do jogo de Marselha, passou a ser o Benfica, com uma diferença mínima em relação ao F.C. Porto. Nos últimos cinco anos, o F.C. Porto contribuiu com 10,786 para o total de 37,296 das equipas portuguesas. A parcela do Benfica é muito próxima, mas já a superou (10,870) e poderá ser acrescentada por mais pontos na campanha em curso.

O Sporting vem claramente atrás, embora com uns significativos 7,975 pontos, que já não podem ser reforçados após a eliminação com o At. Madrid. Em quarto lugar, consolidando o seu estatuto de «outsider» na hierarquia do futebol português, vem o Sp. Braga, com honrosos 5,000 pontos. Há mais cinco equipas com presenças nas provas europeias nas últimas cinco épocas, mas com desempenhos residuais, que pouco contribuem para o ranking: V. Guimarães, Nacional, V. Setúbal, P. Ferreira e U. Leiria. Marítimo e Belenenses também passaram pela Europa, mas sem conseguir qualquer ponto.

Veja as contas totais das presenças portuguesas na Europa de 2005 para cá:

2005/06
Total: 33 pontos a dividir por 6 equipas (5,500)
Benfica= 16 (2,667)
F.C. Porto= 7 (1,167)
V. Guimarães= 5 (0,833)
Sporting= 2 (0,333)
Sp. Braga=2 (0,333)
V. Setúbal= 1 (0,167)

2006/07
Total: 48,500 a dividir por 6 equipas (8.083)
Benfica= 17,5 (2,917)
F.C. Porto= 13 (2,167)
Sp. Braga= 10 (1,667)
Sporting= 7 (1,166)
V. Setúbal= 1 (0,166)
Nacional= 0

2007/08
Total: 55,500 pontos a dividir por 7 equipas (7.928)
Sporting=17 (2,428)
F.C. Porto=14 (2,000)
Benfica=13 (1,857)
Sp. Braga=7 (1,000)
U. Leiria=3,5 (0.500)
P. Ferreira=1 (0,143)
Belenenses=0 (0)

2008/09
Total: 47,500 pontos a dividir por 7 equipas (6.785)
F.C. Porto=16 (2,285)
Sp. Braga=14 (2,000)
Sporting=12 (1,714)
Benfica=3 (0,429)
V. Guimarães=1,5 (0,214)
V. Setúbal=1 (0,143)
Marítimo=0 (0)

2009/10
Total*: 58 pontos a dividir por 6 equipas (9.666)
F.C. Porto=19 (3,167)
Benfica=18 (3,000)
Sporting=14 (2,333)
Nacional=5,5 (0,916)
P. Ferreira=1,5 (0,250)
Sp. Braga=0 (0)

*Ainda em actualização com os jogos do Benfica

Total dos últimos cinco anos: 37.962

Contributo total nos últimos cinco anos:
Benfica: 10,870 (28,6%)
F.C. Porto: 10,786 (28,4%)
Sporting: 7,975 (21,0%)
Sp. Braga: 5,000 (13,2%)
V. Guimarães: 1,047 (2,7%)
Nacional: 0,916 (2,4%)
U. Leiria: 0,500 (1,3%)
V. Setúbal: 0,475 (1,3%)
P. Ferreira: 0,393 (1,1%)

Sistema de cálculo da UEFA:
São consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, considera-se o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias), dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa.

A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions (era um ponto até à época passada) e, depois, nas duas provas, um ponto pelos quartos-de-final, meias-finais e outro ainda pela chegada à final. O acesso à ronda de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus (eram 3 pontos até à época passada).

O ranking actual determina a distribuição das equipas nas provas europeias em 2011/12. Portugal terá duas equipas na Liga dos Campeões e quatro na Liga Europa. Em 2010/11, serão apenas cinco as presenças: duas na Liga dos Campeões e três na Liga Europa.

in Mais futebol

sexta-feira, 12 de março de 2010

Mais pugilismo no FCP


A sorte o Filipe anunciação é que o Hulk não pode jogar na Liga Intrecalar, senão este soco era bem vingado!

domingo, 7 de março de 2010

Piso escorregadio...


Depois das escorregadelas do Porto e Braga, o Benfica tem a pressão acrescida de ter de vencer para conquistar uma maior diferença para os seus rivais.

Comentando esses dois jogos... o Jorge Costa arriscou-se um pouco, pois ganhar ao patrão é sempre mau, mas também deve ter sido isso que afectou a leitura de Domingos Paciência na flash interview... é que o Jorge Costa com este resultado conquistou uns pontinhos mais na luta pelo lugar na próxima época.

Já o Domingos mostrou mais uma vez que sofre dos males do FCP, ou seja, também sofre de senilidade e amnésia. Lá se queixou de um penaltie, mas curiosamente esquece-se da bola fora contra o Marítimo e dos dois penalties no jogo do porque que não foram assinalados. Disso não se queixou.

Hoje espero mais uma vitória do meu Benfica. Acredito que vai ser difícil, pois o Paços vai entrar com o autocarro e tudo para o campo, mas o génio dos nossos jogadores vai conseguir vencer essa muralha. Não espero mais uma goleada, até porque o Marselha anda perto e há que poupar jogadores para a tomada da Bastilha.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Nuno Cardoso vai a julgamento


O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) vai ser julgado pelo crime de participação económica em negócio lesivo do erário público. Além de Cardoso, o Tribunal de Instrução Criminal do Porto pronunciou também três administradores da SAD do FC Porto – Angelino Ferreira, Adelino Caldeira e Eduardo Tentúgal.

A decisão instrutória, citada pela edição online do Público, pronuncia ainda os técnicos avaliadores da CMP, José Almeida Lopes e Liberto Reis Pinto.

Em causa está uma permuta imobiliária, realizada em 1999, de um terreno nas Antas (propriedade do FC Porto) por parcelas no Parque da Cidade (detidas pela CMP). Na altura, ambos os terrenos foram avaliados em quatro milhões de euros.

Posteriormente, os peritos da Inspecção-Geral de Finanças concluíram que as parcelas das Antas deveriam ser avaliadas pelo que eram na altura (zona desportiva) e não pelo que viriam a ser (área de construção).

O seu valor comercial não ultrapassava, por isso, 1,5 milhões de euros, tendo, assim, a CMP sido lesada em 2,5 milhões de euros.

Factos que levaram a juíza de instrução do processo, Lígia Trovão, a considerar que o negócio em causa «prejudicou a Câmara Municipal do Porto (…) em exclusivo benefício do FC Porto».

A magistrada sublinha ainda o facto de antigo presidente da CMP ter passado, a partir de 3 de Novembro de 2000, «a integrar os órgãos sociais do Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, fazendo parte do Conselho Consultivo».

Agora, Nuno Cardoso arrisca-se a ser condenado a uma pena de prisão até cinco anos e a uma multa de 50 a 100 dias.

in A Bola


Mais um "desviozito" de dinheiros feito pela Futebol Corrupto do Porto.

Só Queiroz não vê que Qum é o menos batido!


Quim, guarda-redes de 34 anos do Benfica, é o mais eficaz guardião da Europa. A empresa Catalã “Primiere Sport” efectuou um estudo onde compara todos os guarda-redes dos principais campeonatos da Europa (Português, Espanhol, Holandês, Inglês, Italiano, Alemão e Francês) e concluiu que o número 12 Benfiquista é o guarda-redes com a menor média de golos sofridos por jogo. Na Liga Sagres, o Benfica já sofreu 11 golos. Quim tem uma média de 0,52 golos sofridos por jogo. Victor Valdés, guarda-redes do Barcelona, é o segundo classificado neste ranking com uma média de 0,57 golos sofridos por jogo.

FC Porto diz que lei da suspensão que criou é inconstitucional

No recurso para CJ, portistas falam em violação do direito ao trabalho, mas foi o próprio clube a propor a alteração ao regulamento

O FC Porto pede ao Conselho de Justiça ( CJ) da Federação que declare inconstitucional a norma do Regulamento Disciplinar da Liga que permitiu a suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru até ao desfecho do processo. No recurso das decisões da Comissão Disciplinar, que já está a ser analisado pelo CJ, os portistas alegam que "a suspensão preventiva dos arguidos/jogadores por tempo indeterminado" é uma "violação do direito ao trabalho".

A argumentação do FC Porto não deixa de causar alguma estranheza na medida em que foi o FC Porto o autor da proposta, aprovada por maioria (com a abstenção do Benfica) em Assembleia Geral da Liga, a 29 de Junho último, que alterou o tempo limite da suspensão.

Pelo regulamento que figurava até à época 2008/09, a suspensão preventiva automática aplicada a jogadores expulsos com processo disciplinar, em regra, tinha um prazo máximo de 12 dias. Com a proposta do FC Porto, o castigo preventivo deixou de ter prazo para terminar. Os atletas passaram a ficar privados do direito ao trabalho até que o órgão disciplinar concluísse o processo. Foi o que se passou com Hulk. Agora caberá ao CJ analisar o pedido de inscontitucionalidade do FC Porto. No entanto, é provável que aquele órgão federativo opte por não se pronunciar sobre a pretensão dos dragões, uma vez que em anteriores processos - nomeadamente referentes a recursos do "Apito Final" - declarou-se incompetente para declarar a inconstitucionalidade de normas regulamentares aplicadas em processos disciplinares.

In DN

Ou seja... continuando o passado cheio de ilegalidades, promoveram uma lei ilegal que aprovaram todos os clubes à excepção de um... o Benfica! Melhor ainda, o próprio Benfica avançou dizendo que a suspensão preventiva por período até 90 dias seria amplamente prejudicial aos jogadores.

Liga arquiva processo sobre "apito encarnado"


A comissão disciplinar da Liga de Clubes decidiu esta quinta-feira arquivar o processo de inquérito instaurado após declarações do presidente do FC Porto, que sugeriu uma investigação "ao que se está a passar nos campos do futebol português", refere a agência Lusa.

As declarações foram feitas durante uma cerimónia na Casa do FC Porto, em Espinho, a 11 de Janeiro, onde Pinto da Costa pediu uma investigação e sugeriu o nome "apito encarnado", estabelecendo um paralelismo com o processo ‘Apito Dourado’.

"(...) São esses senhores para quem temos que pedir - não sei a quem, se ao secretário de Estado - que faça realmente um apito encarnado, um apito da cor que quiser, mas que vá apurar o que se está a passar nos campos do futebol português", disse Pinto da Costa.

No entendimento da comissão disciplinar, estas declarações "indiciavam o conhecimento de factos disciplinarmente relevantes", razão pela qual decidiu a 12 de Janeiro "instaurar processo de inquérito destinado a averiguar tais factos".

Neste contexto, Pinto da Costa foi convocado para ser ouvido pela comissão disciplinar no sentido de esclarecer os contornos e o alcance da sua afirmação, mas, segundo o acórdão, o presidente portista nada disse, pelo que o órgão presidido por Ricardo Costa arquivou o processo.

"Considerando que, apesar de chamado a prestar depoimento, o dirigente [Pinto da Costa] não prestou quaisquer declarações e que, por isso, não concretizou as afirmações publicamente proferidas, não puderam ser realizadas quaisquer outras diligências probatórias, por manifesta falta de indícios", pode ler-se no acórdão da comissão disciplinar como justificação para o arquivamento.

in Correio da Manhã

Mais um tiro nos pés, provando a sua eterna senilidade!

terça-feira, 2 de março de 2010

Ainda o caso do Hulk e do Sapunaru

Ricardo Costa, o presidente da comissão disciplinar(CD) da Liga, tem estado permanentemente debaixo de fogo e pior ficou com o famigerado caso do "Túnel da Luz".
A onda de contestação tem chegado, sobretudo, do Dragão e de fazedores de opinião mais próximos do FC Porto.
Entre outras criticas imputadas a Ricardo Costa no processo de Hulk e Sapunaru por agressões a um Steward(quatro e seis meses de respetivamente), reclama-se do tempo que correu entre os factos e a decisão. Esse Benfica-Porto jogou-se a 20 de Dezembro, o presidente da CD comunicou a 19 de Fevereiro. Passaram praticamente dois meses.
Ora, num Estrela da Amadora-FC Porto realizado a 28 de Fevereiro de 1997, Fernando Mendes agrediu um bombeiro de serviço no Estádio José Gomes.
A agressão do defesa dos dragões ficou provada e a Liga puniu o jogador com três meses de suspensão e 310 mil escudos de multa ao abrigo da mesma norma pela qual este ano foram sancionados Hulk e Sapunaru(art. 115º do Regulamento Disciplinar).
A questão é que, no caso de Fernando Mendes, a CD decidiu a...3 de Abril de 1998: 13 meses depois. A recuperação deste episódio será, por si só, o maior elogio que é possível fazer ao desempenho de Ricardo Costa.
Mais: um processo que demorou 13 meses a concluir resultou, então, num acórdão com sete páginas, contra as cento e vinte e duas no caso mais recente, tratado-relembre-se-em menos de dois meses e com férias natalícias no meio.
Por fim: o bombeiro da Amadora (Joaquim Grilo) foi considerado "interveniente do jogo com direito a acesso e permanência no recinto desportivo" e o tal artigo-115.º-que serviu para castigar Fernando Mendes nasceu num tempo em que o presidente da comissão Executiva da Liga era o José Guilherme de Aguiar.
E como pode agora um Steward (que, por força da lei, passou a ser obrigatório nos estádios) ser visto de forma diferente?