domingo, 8 de agosto de 2010

Ai Jesus...

Quando todos esperávamos que Jesus colocasse já Villas Boas com a porta aberta para sair, mas as coisas correram mal. Foi um Benfica irreconhecível o que esteve em Aveiro, bem diferente do Benfica a que Jorge Jesus nos habituou. Faltou a pressão alta, as jogadas rápidas, as transições demolidoras e a magia que caracteriza ainda o Benfica de JJ. Além disso, tivemos um adversário que foi muito bom a explorar as principais fragilidades da nossa equipa. Primeiro explorou a defesa fragilizada do lado direito, pois Amorim cumpre no lugar, mas não é um defesa, para além disso, nota-se que ainda não está na forma do ano passado, sendo muito mais lento que Varela. Villas Boas soube ainda explorar o nervosismo da defesa causado pela utilização de um pressionado Roberto (infeliz em alguns lances da pré época).
É claro que faltou Ramires para compensar Amorim e que isso poderia ter melhorado muito a equipa, mas notou-se uma falta de ritmo estranha. Carlos Martins e César Peixoto foram os maiores espelhos disso. Com estas carências, o Benfica foi presa fácil para um FCP que também não fez muito. Conquistou a vantagem aos 3 minutos e depois explorou a velocidade de Varela para desequilibrar, pois de resto o jogo foi feio e muito de meio campo.
Outra ressalva para a perda de cabeça, pouco usual na equipa de JJ, em determinados lances que nos poderia custar não só os amarelos, como vermelhos por acumulação de amarelos.
Quanto ao ataque... todos já sabiamos que iria faltar Di Maria, mas contamos com Aimar, Cardozo, Jara, Gaitan e Saviola para isso. Facto é que Cardozo, Aimar e Saviola ontem jogaram pouco, pois não tinham bola. Nem mesmo com Coentrão depois à frente, conseguiram fazer aqueles ataques de ruptura que nos caracterizam.

Com tudo isto, espero que LFV e Rui Costa apressem as contratações para que o Benfica 2010/2011 volte a ser como o de 2009/2010 foi. Faltam 2 extremos e um defesa esquerdo com mais velocidade. Também (e ao contrário de muitos) acho que Rodrigo deveria ficar no plantel, pois quero pontas de lança para todas as provas (Taça da Liga, Taça de Portugal, Liga dos Campeões e Campeonato), ora em 4 provas, Cardozo e Kardec não chegam. Se muitos há que dizem que Weldon pode fazer o lugar ou até mesmo Nuno Gomes, eu não subscrevo. Acho que são mais segundo avançados do que pontas de lança de raíz.
Sugestões... penso que JJ saberá melhor que ninguém quem é que faz falta e que jogadores precisa, mas aquele rapaz do Santos, o Wesley, parece-me bem. Ataca bem, mas a sua raiz de médio defensivo iria ajudar muito a compensar sempre que preciso. Para o outro lado, já que se descartou o Leto que me parecia um extremo com uns ares de Di Maria, pois era rápido, criativo e com um excelente controle de bola. Resta saber se se adaptam bem ao futebol português e se são o que realmente Jesus quer.

Resta-me dizer que não é num jogo que se avalia uma época. Não é num jogo que se ganham campeonatos e que a Supertaça é apenas um troféu. O maior do nosso país conquistamos nós no ano passado e por isso temos as quinas no braço! "Mesmo que caias dez vezes, estarei cá para te ajudar a levantar."- é isso que farei e que sei que todo o benfiquista fará, não só porque sabemos do que Jorge Jesus, Rui Costa e Luis Filipe Vieira são capazes, mas pelo que sabemos que Aimar, Saviola, Cardozo e companhia sabem fazer tão bem... golos!

Força Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário