domingo, 25 de julho de 2010

Jorge Jesus!

Ontem não deixei os meus parabéns ao Mister Jesus, mas deixo hoje.
Para mim, é um dos maiores treinadores que vi passar pelo Benfica. É um fiel perfil daquilo que gosto de ver num treinador do meu Benfica. Jesus vibra, sente e respira não só futebol, mas Benfica. É bonito ouvir Jesus a falar do Benfica e senti-lo seu. Penso que essa é uma diferença que só o Benfica consegue. Simão Sabrosa foi um exemplo disso mesmo.

Aproveito esta data então para o meu singelo elogio a Jorge Jesus. Conheci Jesus no Estrela da Amadora, quando ia ter com o seu fisioterapeuta Fernando. Jesus, treinava uma equipa pequena, mas que deu jogadores a todos os clubes grandes (Miguel, Kennedy, Jordão, por exemplo) e já aí respirava e vivia o futebol. Ás 20 horas, Jesus ainda estava no seu gabinete minusculo, cheio de livros à volta, a ver videos e mais videos e tomando notas. Habituei-me a vê-lo assim.
Depois segui-lhe o rasto e segui com curiosidade o seu percurso no Belenenses por exemplo, onde com uma equipa má, fez um bom percurso e de onde saíram igualmente jogadores para clubes grandes. Rúben Amorim e Rolando são exemplos disso, mas Gonçalo Brandão também. Depois seguiu-se o Braga e a projecção para a ribalta do futebol português. No Braga conseguiu elevar a equipa a um novo patamar e construir uma equipa muito boa com poucos recursos. Mais uma vez, fez de jogadores medianos, grandes jogadores.

Quando chegou ao meu Benfica, só tive medo do seu temperamento espontâneo. Pensei que poderia não aguentar a pressão, mas Jesus venceu isso tudo e sobretudo venceu e convenceu no campo. Jesus, com todo o seu trabalho, espremeu aquela laranja e deu-nos o melhor Benfica dos últimos 20 anos! Com Jesus, o Benfica trabalha das 8 às 20 muitos dias. Faz 3 treinos na pré época. Treina 90 minutos. Não tem medo de se mostrar e fazer treinos à porta aberta. Tira o maior rendimento de todos os jogadores! Com tudo isto e por muito mais, o Benfica de Jorge Jesus, é um super clube. É verdade que houve falhas, mas as conquistas deste Benfica falam por si e apagam Patric's e Shafer's.

Com tudo isto, quero dizer o quê?! Que Jesus é o homem certo, no lugar certo. Penso que no inicio desta época, o Benfica deveria renovar novamente com Jesus, logos às primeiras vitórias. Segurar este homem no Benfica é algo importante. Não só por tirar rendimento dos seus jogadores, mas por entender a dimensão do clube, entender os seus adeptos, envolver-se na máquina do Benfica e sobretudo descobrir e valorizar jogadores.

Por tudo isto continuo a afirmar que Jorge Jesus é um senhor... um senhor do futebol, que percebe de futebol e mostra futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário