quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A vigilia dos tristes

Enquanto 33 mil pessoas brindavam ao Futebol no Estádio da Luz, com uma vitória categórica sobre uma equipa germânica para a Liga Europa (prova da UEFA que conta para o ranking de selecções), cerca de 300 pessoas juntaram-se para apoiar agressões nos estádios portugueses.

Eis a notícia:


Vigília pela verdade desportiva junta 300 pessoas diante da LPFP
23-02-2010 20:12



Rui Moreira, presidente da ACP, marcou presença na manifestação e foi duro nas críticas endereçadas à Com. Disciplinar da Liga de Clubes: "Este campeonato é o campeonato das toupeiras, resolvido nos túneis. Querem estragar os relvados. A verdade desportiva está alterada", considerou.

Uma vigília pela verdade desportiva juntou, esta tarde, cerca de 300 adeptos, sobretudo afectos ao FC Porto, diante da sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no Porto, que não calaram a indignação face às suspensões de Hulk (4 meses) e Sapunaru (6 meses) e com cartazes de protesto pediram a saída de Ricardo Costa (presidente da Comissão Disciplinar - CD) e de Hermínio Loureiro (líder da LPFP).

A manifestação - sem organizadores declarados - foi convocada por mensagens de telemóveis e nas redes sociais, e juntou na Rua da Constituição ainda alguns adeptos do Boavista, para além das claques organizadas do FC Porto, que surgiram em peso na manifestação que durou aproximadamente uma hora e decorreu sem problemas de maior, apesar dos excessos habituais nas críticas inclusivamente dirigidas ao rival Benfica.

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto (AC) e conhecido adepto dos "dragões", marcou presença na iniciativa para expressar um "sentimento de revolta".

"Este campeonato é o campeonato das toupeiras, resolvido nos túneis. Querem estragar os relvados. A verdade desportiva está alterada. E os adeptos devem manifestar-se", disse Rui Moreira, que não deixou de se revelar crítico quanto ao processo que ditou a descida administrativa do Boavista à Liga de Honra, em 2008.

"A CD da Liga tentou extinguir o Boavista. O Boavista é um clube da cidade. O responsável por coisas menos boas que aconteceram não é o clube. O processo foi uma condenação sumária à morte e como em Portugal não há pena de morte tenho de me insurgir com essa decisão", atirou.

Por outro lado, Fernando Madureira, líder dos «Super Dragões», afirmou que a claque de apoio do clube se juntou à manifestação para "mostrar indignação e desagrado" pelos castigos impostos a Hulk e Sapunaru, no âmbito dos incidentes no túnel de acesso ao relvado do Estádio da Luz no final do último Benfica-FC Porto.

in Rádio Renascença


Ora, vamos a esclarecer tudo isto:


Primeiro, o Sr. Rui Moreira vem agora reclamar a Verdade Desportiva quando criticou a famosa petição sobre a Verdade Desportiva de Rui Santos. Ou é mais um episódio da sua tentativa de reescrever a história do futebol, ou é mais uma grave falta de memória de que os adeptos do seu clube sofrem. Tendem a esquecer-se dos casos Calheiros, "Quinhentinhos", "Braguinha", Guarda Abel, "Escutas do Apito Dourado" e afins que poluíram o futebol português nestes 25 últimos anos.

Segundo: Apoiar-se uma agressão comprovada por relatórios do árbitro, do Dirigente da Liga e da PSP, trata-se de instigação à desordem pública, que é punida por lei. Ora sendo o Sr. Rui Moreira formado em Direito, isso acarreta sanções do foro Sindical e Profissional.

Terceiro: Vem agora defender o Boavista, quando na altura o FCP, seu clube e do qual fazia parte dos órgão dirigentes à data, nada fez para salvar o Boavista da ruptura financeira. Ao invés, o Benfica deixou sair um dos seus membros para Presidente do Boavista e está inclusive a organizar um jogo que reverterá para a SAD Boavista, tentando manter o clube a funcionar. Relembro ainda que o Salgueiros FC era igualmente um clube da cidade e aquando das suas dificuldades financeiras, o FCP ainda requereu a penhora das instalações para pagamento da formação de um jogador

Por estas razões e sobretudo pela que a imagem ilustra... considero essa vigília uma tentativa parva e absurda de protagonismo do FCP, pois como as exibições são tristes, a história ridícula (já que nem a data de fundação sabem ao certo!), os casos imensos e este ano nem o plano desportivo se safa...

Meus senhores... felizmente o meu clube é muito Maior que isso. O meu clube é o Maior Clube do Mundo, atestado pelo Guiness e tudo. Somos os Maiores não por sermos muitos, mas por sermos grandes. Grandes de alma, grandes de história, grandes de verdade! Por tudo isso e muito mais, o Benfica não vai parar de brindar os seus adeptos com belo futebol, com exibições consistentes, convincentes e categóricas e no final conseguiremos vencer o sistema que está enraizado pelo vosso presidente desde que é gente no mundo. Este ano, eu acredito que ninguém nos pára!

1 comentário:

  1. é mentira, orui moreira assinou a petição do rui santos, salvo o erro foi o unico portista. sou benfiquista mas conheço-o bem.

    ResponderEliminar