terça-feira, 29 de junho de 2010

Di Maria

Reafirmo: na minha opinião, a venda de Di Maria foi um bom negócio. Reafirmo que tenho os 30 milhões como garantidos e a estes 30 ainda temos a possibilidade de somar mais 6 milhões. Além disto, adianto que está nas previsões a possibilidade da realização de um jogo com o Real Madrid com o que isso implica de direitos televisivos. Este último aspecto representa peanuts comparado com o total do bolo, mas não deixa de ser mais um encaixe financeiro.

O contexto da venda de Di Maria também é importante. Defendi, e defendo, que o Benfica fez muito bem em não o ter vendido em Dezembro (momento em que financeiramente a sua venda seria mais proveitosa, a julgar pelas propostas recebidas). Neste momento, temos um Real Madrid disposto a contratar o futebolista, mas de forma alguma interessado em assumir publicamente os 30 milhões que, repito, garantidamente, pagará. É um momento em que tentam contratar Maicon ao Inter, e em que os valores envolvidos e discutidos estão, também, dependentes do valor relativo entre futebolistas.

Di Maria foi contratado há 3 épocas, por, salvo erro, 8 milhões de euros. Em 3 épocas ajudou a vencer 1 campeonato, 2 Taças da Liga e foi campeão olímpico pela Argentina. Destas 3 épocas fez uma (a última) em grande, enorme, plano. Ainda não provou que consegue manter a qualidade desta última época num campeonato de topo, em termos de competitividade. No final da época passada, muitos eram os benfiquistas que defendiam a sua venda pelo preço da compra. Neste momento, está a fazer um campeonato do mundo sofrível e, pasme-se, a  correr o risco de se desvalorizar a cada jogo que passa. No final destes 3 anos foi vendido por 30 milhões mais a possibilidade dos tais 6 que dependem da concretização de objectivos vários. David Villa, que dispensa apresentações, foi contratado pelo Barcelona por… 40 milhões.

Além disso, e para se ter alguma noção extra do que é o mercado, é importante que o Benfica consiga fazer transacções com clubes da dimensão (e, essencialmente, com o poder e a disponibilidade de compra) do Real Madrid. Recorde-se, a propósito, a quantidade de negócios que o fcp efectuou com o Chelsea, após a contratação de Ricardo Carvalho…

Luís Filipe Vieira anunciou ao mercado que faria valer a cláusula de rescisão. Ainda bem que o fez. Foi o primeiro passo para se ter realizado este que eu considero um bom negócio

in Tertúlia Benfiquista pelo Enorme Pedro Ferreira

Coloquei esta transcrição, pois concordo por inteiro com ela. Acho que foi um bom negócio para o Benfica, até porque acho que o Di Maria não renderia o mesmo neste ano, até porque mentalmente ainda não tem o carácter para deixar de lado o estatuto de estrela que lhe é atribuído. Tal como o Pedro diz, muitos eram os que no final da época passada, venderia o Di Maria ao desbarato, mas depois do toque de Midas de Jorge Jesus, fez-se jogador. É por isso que acredito em tudo o que está a correr nestas contratações. Os miúdos que vêm do Real Madrid por exemplo, vêm com o aval claro de Jesus, pelo que certo serão boas promessas.

Sem comentários:

Enviar um comentário