domingo, 13 de janeiro de 2013

Clube do Regime 1

Vou iniciar aqui um republicação de vários artigos na Internet e na Blogosfera sobre o tal "Clube do Regime" de que Pinto da Costa tanto fala e os seus cegos seguidores papagueiam

in: http://benficasomosnos.blogspot.pt/2009/10/benfica-o-clube-do-regime-onde-e-que-eu.html

Benfica , o clube do regime (onde é que eu já ouvi isto???)



Uma das coisas que mais me perturbam é aquela velha máxima de que uma mentira contada muitas vezes passa a ser verdade. E isso acontece muitas das vezes em casos que nós presenciamos, imaginem então o que pode acontecer com casos que já vêm de há décadas a esta parte e que passam de gerações em gerações.
Vem isto na sequência daquela velha mentira de que o Benfica era o clube do regime. O clube do Salazar.
Vamos então a factos.

António de Oliveira Salazar, governou com mão de ferro Portugal de 1933 a 1968 (35 anos).
O Benfica nesse periodo foi campeão 16 vezes.
O sporting foi campeão 12 vezes.
Depois do Salazarismo:
O Sporting ganhou 6 campeonatos.
O Benfica ganhou 15.

A época dourada (em termos internos) do Benfica coincide com o período mais esquerdista de Portugal, 1970-1980. Em 10 edições do campeonato, na década de 70, o Benfica conquistou 6 e conseguiu fazer dois campeonatos sem perder um único jogo. De realçar, que nos 20 anos seguintes à revolução de Abril, o Benfica venceu 10 campeonatos e 7 Taças de Portugal, contra 8 campeonatos e 5 taças ganhas pelo Porto e 2 campeonatos e 2 taças conquistadas pelo Sporting.
Elucidativo…

Na história do Benfica contam-se imensos dirigentes que lutaram contra o fascismo de Salazar.
Manuel Conceição Afonso!
Félix Bermudes (o autor do hino censurado) foi perseguido pela PIDE! Foi o verdadeiro autor do hino oficial do Benfica que se chamava “Avante Benfica” e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder.
No consolado de Tamagnini Barbosa o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por "conspiradores"!
Júlio Ribeiro! Este declarou publicamente que não se recandidataria à presidência do clube porque sabia estar a prejudica-lo junto do poder central dada a sua forte conotação política com a oposição!
José Magalhães Godinho, conhecido opositor do regime, foi o primeiro director do jornal do Benfica.
O Benfica chegou a ter um presidente operário (Manuel Afonso, também, naturalmente, oposicionista), e foi, de longe, o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar, como de resto seria de esperar numa agremiação tão marcadamente popular desde a sua fundação.

Os órgãos sociais do Benfica sempre foram eleitos democraticamente, o que por diversas vezes foi alvo do olhar recriminador da PIDE, que acompanhou os actos eleitorais e assembleias-gerais bem de perto. Durante muitos anos foi o Benfica a única das grandes instituições do país onde o poder era escolhido através de voto livre e democrático. Nem o Jornal do clube escapou à perseguição, sobretudo quando tinha à sua frente José Magalhães Godinho.

Quanto ao Sporting, saibam que esse clube foi fundado porque a elite aristocrática não se queria misturar com a ralé vermelha. Esse sim era o clube preferido da nobreza fascista. A vergonha chegou a este ponto: o Benfica sagrou-se campeão na época 1954/55 mas foi o Sporting, o clube escolhido para representar Portugal na recém-criada “Taça dos Campeões Europeus”, não fossem os dirigentes desse clube todos membros da "Legião Nacional" e da "União Nacional" (partido único de então).

Do FC Porto, basta dizer que o Estádio das Antas foi inaugurado no dia 28 de Maio de 1952, numa cerimónia pomposa que contou com a presença do General Craveiro Lopes. Sabem o que alguma facção da nossa sociedade celebra nessa data? O golpe de 28 de Maio de 1926 que pôs termo à Primeira República Portuguesa, levando à implantação da auto-denominada Ditadura Nacional, depois transformada, após a aprovação da Constituição de 1933, em Estado Novo.

Pelo contrário, o antigo Estádio da Luz foi construído (muitas vezes literalmente) pelos sócios do Benfica, sem recurso a quaisquer subsídios, e permitiu ao clube acabar com os sucessivos despejos a que foi sujeito e a que foi estoicamente resistindo. Curiosamente, o estádio que o Benfica utilizava antes tinha sido arrendado pelo Sporting (clube da aristocracia lisboeta), que então lhe chamava Estádio 28 de Maio. O Benfica não só fez questão de o inaugurar num dia 5 de Outubro, como lhe mudou o nome, designando-o apenas por "Campo Grande".

Fontes:
http://www.benfiquismo.com/2009/08/
http://www.zerozero.pt
http://jopabasa.blogspot.com/2009/03/os-clubes-do-regime-salazarista.html
http://marvermelho.blogspot.com/2006/02/o-verdadeiro-clube-do-regime.html
http://benficapower.blogs.sapo.pt/31455.html
http://otribunaldaluz.blogspot.com/2009/10/fcporto-protegido-pelo-antigo-regime.html

Sem comentários:

Enviar um comentário